quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Aprovado Projeto de Lei que prevê Quiropraxia na rede pública de saúde

Foi aprovado por unanimidade na sessão desta quinta-feira, 8, o Projeto de Lei nº 89/2013, de autoria do vereador Issur, que inclui a Quiropraxia como tratamento natural na saúde pública de Município.

De acordo com o projeto, a terapia natural pela quiropraxia será disponibilizada nas unidades de saúde e hospitais públicos do município, através de profissionais com formação na área.

O objetivo da inserção deste tratamento no SUS é possibilitar a redução de procedimentos cirúrgicos e tratamentos medicamentosos.

Segundo o autor do projeto, a quiropraxia tem como foco a prevenção e combate às doenças, evitando que os pacientes passem por cirurgias ou dependam de remédios para controlar a dor.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Quiropraxia é uma profissão da saúde que lida com o diagnóstico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuromusloesquelético, ou seja, tratamento de alterações em articulações, músculos, tendões, nervos e outras estruturas, bem como os efeitos destas alterações sobre a saúde em geral.

O tratamento quiroprático requer baixos investimentos, pois consiste basicamente em manobras manuais de um profissional da área, onde utiliza-se uma maca específica de atendimento, um negatoscópio (aparelho para ver radiografias) e uma sala, tornando-se assim bastante viável e rápida a inicialização do atendimento.

No Estado do Rio de Janeiro a quiropraxia já é oferecida na rede pública, além disso, outras cidades do Rio Grande do Sul já contam com essa terapia através do SUS. O projeto segue agora para sanção junto ao Executivo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.